Olá pessoal, vamos dar continuidade ao nosso estudo. Hoje iremos focar nossa leitura no Evangelho de Marcos, que registra a tentação de Jesus. Veja a postagem anterior: A TENTAÇÃO DE JESUS - PARTE 1 - Bom estudo!!
MARCOS 1. 12-13
Antes de começarmos, notamos que o registro que encontramos em Marcos é bem curto e existe outro fator a ser observado para não ocorrerem confusões durante o estudo.
Em Mateus 4.11 é registrado que: "...Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviam." (Cf. Hb1.14)
Ao lermos o texto sem conferir os outros livros, podemos entender que neste registro esses "anjos" se referem aos anjos caídos, ou melhor, os servos de satanás. E entender algo do tipo compromete totalmente o entendimento do texto.
Se observarmos em Marcos 1.13 é registrado o seguinte: "...estava com as FERAS, mas os ANJOS o serviam."
Ao nos depararmos com o registro de Marcos, já começamos a entender que existiam FERAS e ANJOS ali no deserto, além de Jesus e o diabo.
Portanto, o texto deixa claro que ali com Jesus haviam ANJOS que o serviram depois que a tentação acabou. E os anjos acompanharam Israel no deserto, assim apontando a tentação que ocorreria com Jesus, assim como com Isrel, anjos andaram com Jesus no deserto. (Veremos nas notas teológicas uma melhor explicação sobre isto)
Notas teológicas:
Bíblia de estudo de Genebra
- 1.12 o Espírito o impeliu: O verbo grego traduzido por "impelir" é forte e dá a ideia de necessidade divina e escriturística. O Espírito está impelindo Jesus para o "deserto", exatamente como Israel - Chamdo "filho (Ex 4.23) e batizado em Moisés no mar (1co 10.2 cf. Ex 14.13-31) - foi conduzido pelo ES nas colunas de nuvens e fogo (Ex 14.19-20), ao longo do caminho da provação no deserto.
- 1.13 quarenta dias: Possivelmente uma referência simbólica aos 40 anos da experiência de Israel, no deserto. ( Dt 1.3 )
- Feras: Este detalhe dá êfase ao fato de que o deserto é um lugar de maldição onde o diabo manda. Jesus entra nesse domínio e amarra o valente. ( Ver nota - 3.23-27)
Está é uma espécie de reconstituição da prova a que Adão foi submetido. Ainda que Adão tenha sido provado num jardim e não tenha sido ameaçado por feras, ele sucumbiu a tentação de satanás. No deserto, Jesus, o segundo Adão, começa a derrotar satanás e inicia sua obra de redenção, sendo aprovado no teste de obediência filial.
- Mas os anjos o serviam. Anjos acompanharam Israel no deserto (Ex 14.19; 23.20; 32.34; 33.2). A experiência de Jesus no deserto é um tipo da que o cristão tem no mundo, que é experimentado por causa do domínio de satanás. (Ef 6.12)
O estudo fica por aqui, no próximo post será a última parte do estudo sobre a tentação. Focado no Evangelho de Lucas. (Evangelho de João não registra o ocorrido.) Até a próxima!
Por: Letícia Lourenço.