Olá, Este será o último post sobre a "Tentação de Jesus" ... como disse no post anterior o livro de João não registra a tentação de Jesus, não se sabe o motivo, apenas não está registrado. Vamos começar nosso estudo!
Confira os posts anteriores:
A TENTAÇÃO DE JESUS - ESTUDOS BÍBLICOS
A TENTAÇÃO DE JESUS - ESTUDOS BÍBLICOS [PARTE 2]
LUCAS 4. 1-13
¶ E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Lucas 4:1-1
NOTAS TEOLÓGICAS:
Bíblia de estudo de Genebra.
- 4.1 - Jesus estava "cheio do Espírito Santo... e foi guiado pelo mesmo Espírito.", mostrando que a tentação estava nos planos de Deus, logo no início, Jesus defrontou-se com a questão de que espécie de Messias Ele seria.
- 4.3-13: O Diabo procura desviar Jesus de sua missão divinamente estabelecida.
Em sua vitória sobre Satanás, Jesus amarra o valente e começa a saquear as suas posses (11.21-22). A narrativa de Lucas realça o paralelo entre a tentação de Jesus e as provações de Israel no deserto. Jesus foi tentado por quarenta dias no deserto e Israel peregrinou por quarenta anos no deserto(Nm14.34). Israel falhou no teste da obediência, enquanto Jesus foi plenamente obediente ao Pai. - 4.5-8: Esta tentação vem em terceiro lugar em Mateus. A razão para esta diferença de ordem não é conhecida. A tentação é para Jesus estabelecer um poderoso império mundial, mas ao custo de cultuar Satanás. Outra vez Jesus repele a tentação, citando as Escrituras (Dt 6.13).
- 4.9 - o pináculo. Este pode ter sido o topo do muro do templo , de onde se podia ver o vale do Cedrom ou, talvez, pode ter sido o ponto mais alto do próprio templo. Jesus foi tentado a demonstrar publicamente o seu poder miraculoso, mas responde citando outra vez as Escrituras (v.12). A passagem citada (Dt 6.16) novamente recorda a experiência de Israel no deserto.
- Sobre o Versículo 13:
Conferir: JO 14.30; | HB 4.15; | TG 4.7;
JOÃO 14.30 - 14.30 Príncipe do mundo: Satanás (cf. 12.31; 16.11). Esta afirmação aponta para o grande conflito espiritual entre Cristo e Satanás, na cruz.
ele nada tem em mim: Esta é uma afirmação de impecabilidade de Jesus (v.31; 8.29-46; 2Co5.21; Hb 7.26-27). Cristo é o único membro da raça humana de quem pode dizer isto.
HEBREUS 4.15
- Tentado em todas as coisas: Esta é uma reafirmação vivida de 2.17-18. Pelo fato de ser mencionado mais uma vez, o autor tem o cuidado de acrescentar que, apesar de seu conhecimento das nossas fraquezas, Cristo ficou "sem pecado".Bom galera, o estudo sobre a tentação de Jesus se encerra aqui. :D
Continuaremos o estudo dos Evangelhos, fiquem ligadinhos!!!
Por: Letícia Lourenço