22/07/2016

A TENTAÇÃO DE JESUS - ESTUDOS BÍBLICOS





Olá galera, bom hoje daremos continuidade ao nosso estudo dos Evangelhos. Daremos início a Mateus 4, Marcos 1.12-13 e Lucas 4, as postagens serão dividas em 3 partes para o estudo não se prolongar demais. Os últimos estudos que fizemos foram:
 Vamos começar! :D 

MATEUS 4. 1-11
 
O versículo nos informa que Jesus foi levado pelo Espírito ao Deserto para ser tentado pelo Diabo. (Vs. 1 e 2)
E depois de Jejuar por 40 dias e 40 noites, teve fome. E o tentador aproximando-se diz que se Jesus tinha fome que transformasse as pedras em pães. Jesus porém responde: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Vs. 3 e 4)

Então o Diabo levou Jesus até à Cidade Santa, colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito:

"Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 

Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." 

 E Jesus responde, que também está escrito: "Não tentarás o Senhor, teu Deus."


Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: "Tudo isso te darei se prostrado, me adorares". 

Então Jesus lhe ordenou: RETIRA-TE, SATANÁS, PORQUE ESTÁ ESCRITO:

"Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto."

Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviam. cf. Hb 1.14 


Notas Teológicas: 
Bíblia de Estudo de Genebra 


  •  4.1 tentando.  Ainda que Deus mesmo não tente ninguém (Tg 1.13), as tentações que sofremos estão incluídas no soberano plano de Deus para nosso bem. Se vencermos, seremos fortalecidos; se sucumbirmos, reconheceremos mais claramente a necessidade que temos de mais santificação e graça. 
Tiago 1. 13. Nesta passagem nos é dito que Deus não tenta ninguém, para entendermos melhor: Existe uma importante diferença entre conceitos de "provar" e "tentação". Deus prov seu povo, porém nunca o tenta, no sentido de estimular neles o pecado. No deserto, Jesus foi provado por Deus e tentado por satanás. Também, há uma diferença entre tentações que surgem das nossas próprias inclinações pecaminosas (interiores) e aquelas qe vêm de fora (exteriores). Jesus, sendo livre do pecado original, foi tentado exteriormente, mas não interiormente. As provações para nossa fé podem ser a ocasião para virem as tentações tanto no interior como no exterior; Todavia, as tentações não têm Deus como seu autor. 

          A tentação de Jesus, (vs 1-11) forma um paralelo com a provação de Israel no deserto. Os 40 dias correspondem aos quarenta anos de caminhada do povo (cf. Nm 14.34). Este evento recorda Dt 8.1-5, usado por Jesus em resposta a uma das tentações. A experiência e Israel no deserto foi o tipo ou a sombra da tentação de Jesus no "deserto", após o batismo. 

As tentações apelam para motivações comuns: Impulsos físicos, orgulho e desejo de possessões (1 Jo 2.16). Cada uma delas é apontada especialmente ao Messias. Satanás apela para Jesus em termos do seu direito divino: "Se é Filho de Deus" (vs 3.6 cf. 27.40)
A terceira tentação oferece para Jesus um caminho para a realeza que evita a Cruz. Jesus foi tentado em tudo aquilo em que nós também somos tentados (Hb 4.15) mas não pecou. Ele nos representa diante de Deus como o "misericordioso e fiel sumo sacerdote"  (Hb 2.17), porque conhece, por meio de sua natureza humana, o que é resistir as tentações.

  • Mas de toda palavra. - Em Dt 8.3, isto se refere à palavra de Deus de orientação no deserto e sua provisão de maná. Jesus não abandonara sua confiança em Deus, sabendo que ele proverá. Jesus respondeu a cada tentação de satanás reportando-se as Escrituras. A espada do Espírito é a palavra de Deus (Ef 6.17), e Jesus confiou nas Escrituras p/ obter a vitória em sua luta espiritual.  
  • Pináculo do templo. - Parte do muro do templo estava sobre a extremidade do vale de Cedrom, onde havua uma enorme queda, desde aquele nível até o fundo, no vale. 
  • 4.6. -  Satanás cita as Escrituras, mas usa Sl 91. 11-12 de um modo extremamente oposto ao do sentido original. O Sl 91, é uma exortação para se confiar em Deus; Satanás tenta substituir a confiança, por um teste, lançando dúvida sobre a fidelidade de Deus. Não há lugar para presunção em uma grn de fé. Fé e presunção são incompatíveis. 
  • 4.10. -  Jesus rejeita a idolatria como o total zelo do verdadeiro Culto. Ele ordena a satanás que se retire, porque venceu "o valente" (Mt 12.29)
 Mateus 12.29 -  do valente...sem primeiro amarrá-lo: Por sua vitória sobre satanás no deserto (4.10) e por exorcizar demônios, Jesus demonstrou que tinha amarrado o "valente" e que satanás estava sem poder para impedir a vinda do reino. Amarrar satanás era um símbolo da era messiânica na literatura apapocalíptica judaica. (Ver também Ap 20.2)

Próximo post: Continuação no Evangelho de Marcos.  
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