Durante muitos anos vemos filmes tentando retratar a morte de Cristo na Cruz. Buscando passar através das imagens mostradas uma reação de comoção nos que o assistem. Uns choram, outros acham pesado demais, outros se chocam, etc...
De certo é, montamos uma imagem em nossa mente de uma morte gloriosa, formosa e bela de se ver. Mas não foi assim!
"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos." Isaías 53.2
Jesus Cristo, foi massacrado por nossa culpa, para que nossos pecados pudessem ser perdoados. Não houve beleza visual, formosura visual ou quaisquer que seja, o desejo humano de idealizar a morte de Cristo naquela Cruz.
"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53.5
Sem discernirmos devidamente o que implica idealizarmos a morte de Cristo aos nossos olhos para deixa-la mais atraente de se ver, passamos a não entender o real motivo que levou Jesus para aquele madeiro.
Nos impede de enxergar o quão nossa rebelião contra Deus era imensa, para merecermos toda sua ira.
Nos impede de entender o quão malditos somos sem Cristo.
Nos impede de discernir o quão pecadores somos, que levou Cristo aquele madeiro para se fazer maldito em nosso lugar, mesmo Ele não o sendo.
Nos impede de entender muitas outras coisas.
Devemos quebrar essa cena ideológica de nossa mente, de uma morte gloriosa e bela. CRISTO FOI HUMILHADO!
Devemos encarar que era para eu e você estarmos no lugar de Cristo, mas nossa pecaminosidade era tamanha que nem mesmo se fossemos moidos na Cruz seriamos justificados. Pelo simples fato de Cristo ser puro e perfeito, um sacrificio imaculado, puro e eficaz. Enquanto nossa carne era maculada, impuros e imperfeitos.
Consegue entender que nem para sermos humilhados na Cruz seria capaz de diminuir a irá de Deus para conosco?
Observa o quão isto é forte e vergonhoso?
NÃO ERAMOS DIGNOS NEM DE SER HUMILHADOS NA CRUZ. Seria uma humilhação vã de pessoas impuras. Seriamos um cordeiro impuro a ser entregue por sacrificio.
Depois de discernir tudo isto, o lado feio da coisa. Nos veem a compreenssão da beleza encontrada na morte de Cristo na cruz.
A beleza está no amor tamanho que trouxe o Cristo encarnado, o próprio Deus, a vir andar junto com humanos pecaminosos.
A beleza está na humilhação que Cristo se propos a viver para antes obedecer ao Pai e para nos trazer renovo, justificação e salvação.
A beleza está em Cristo mostrar que seus caminhos justos e retos só poderia ser cumpridos pela força de Deus e não por nossas próprias mãos.
A beleza está na possibilidade de arrependimento e perdão.
A beleza está em TUDO que Cristo representa para nós!
Encare a beleza da cruz, antes enxergando a feiura que é por nossa culpa, e consequentemente nos possibilita enxergar a beleza que está na certeza, de Salvação através de Cristo Jesus!
Amém!
Cf.:
RM 5.1-11 | EF 2 | HEBREUS 9 .11-28;
By.LetíciaLourenço.