16/02/2016

MATEUS 7 - NÃO JULGUEIS

MATEUS 7 - "NÃO JULGUEIS"



Dentre os diversos Sermões do Monte que Jesus pregou, temos o "O Juízo temerário é proibido" - "Não deis oque é santo aos cães". 

Temerárioadjetivoque contém certo risco; arriscado, perigoso."projeto t."cheio de audácia; arrojado; imprudente."indivíduo t."
 Nesta passagem Jesus proíbe um certo tipo de julgamento, e permite um outro certo tipo. Condenar alguém, antes mesmo de reconhecer em si, se comete tal erro é falha no exercício do perdão (Mt 6.14-15). Somente uma crítica suave e humilde , pode ajudar alguém. 

O versículo centra-se em hipócritas (v.5), o qual julga seu irmão sem antes analisar em si mesmo se não comete o mesmo erro. No mesmo versículo Jesus instrui ao julgador, analisar antes em si mesmo se não possui uma "trave" para ter clareza ao tirar o "arqueiro" do seu irmão. 

No V.5 vemos o tipo de julgamento aprovado por Jesus, que se caracteriza por um julgamento reto, que consiste em: Verdade, humildade, ser suave ao proferir as palavras. Basicamente um julgar que visa o crescimento do julgado e não a sua condenação e ruína.

Podemos julgar os descrentes?

Sobre isto, o V. 6 nos aconselha a não dar aos cães o que é santo. Basicamente, é: Não falar espiritualmente, com alguém que está voltado a carne. (1 CO 2.14)


Para este, tudo que sair de espiritual da sua boca será loucura, e motivos para o mesmo fazer escárnio e agir com desprezo (Mt 10.14 - 14.14). Neste contexto, "o que é santo" inclui a pregação do reino.

Mas veja bem, isto não o fará não pregar e cumprir o ide. Este conselho de Jesus é acerca de pessoas que já ouviram sobre Cristo e fazem escárnio sobre as coisas do reino.

Inclui também as evidências do reino, tais como cura e o exorcismo, que pode explicar porque Jesus não fez milagre para os descrentes. - Notas Bíblia de estudo de Genebra - pág. 1110


Outras referências: Atos 13.44-51 | Atos 18. 5-6 | Atos 28. 17 - 38

E quanto aos Falsos profetas? 

Jesus nos instrui em Mateus 7. 15 - 23 a ter cuidado com os falsos profetas.
Em Marcos 13:22-23 nos é instruído a avisar as pessoas sobre esses falsos mestres;
Em 1 João 4:1 a analisar todo espirito que dizem vir do Senhor. Recomendo a assistirem uma pregação do John McArthur - "Provando os Espíritos" 

Entre tantos outros versículos que nos avisa sobre os falsos profetas, e que sim precisamos avisar as pessoas sobre as heresias que os mesmos tentam "pregar" pra enganar as pessoas. Em Mc 13. 22-23 até alerta que tentaram " enganar os eleitos.";

Conclusão:

Um Cristão maduro, saberá julgar tudo com a proporção que a bíblia nos instrui. Se hoje você julga as pessoas deliberadamente, analise isto em você, peça ao ES que te instrua e te corrija. O mesmo a você que hoje usa a frase "Não julgueis" para tudo que ouve ou se sente ameaçado. Não ajamos como os descrentes, que faz escárnio para com os que tentam alerta-los.
Fiquem na paz do Senhor!
By LetíciaLourenço
∴ Designer/Web Designer LeehMisaki ∴