10/05/2016

O BATISMO DE JESUS - ESTUDO BÍBLICO

O BATISMO DE JESUS


Estaremos dando continuidade ao estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Segue os estudos já postados - para entender este deve ler os anteriores - O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA | O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO | A VISITA DOS MAGOS | JOÃO DA TESTEMUNHO DE JESUS - neste post falaremos do nascimento de Jesus. (A passagem de João 1.33-34 será citado no próximo post)!
Sumário:
  • Mateus 3.13-17 
  • Marcos 1.9-11
  • Lucas 3.21-22
Jesus se dirigiu de Nazaré da Galileia ³(Marcos 1.9), para o Jordão, afim de que João o batiza-se. E João, o dissuadia (convencer), dizendo que ele que deveria ser batizado por Jesus. E Jesus responde dizendo que deveria "cumprir toda justiça". Então João admitiu ¹(Mateus 3.13-15). Ao ser, todo povo batizado, Jesus também o foi ²(Lucas 3.21).

Batizado Jesus saiu das águas, e estando ele a orar, (Lucas 3.21) e eis que lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descer como pomba, (Mateus 3.16; Marcos 1.10³; Lucas 3.21; João 1.32) em forma corpórea ¹(Lucas 3.22). E eis uma voz dos céus, que dizia: "Este é meu filho amado, em quem me comprazo(Mateus 3.17; Marcos 1.11; Lucas 3.22;)

Notas Teológicas: Bíblia de Estudo de Genebra
¹(Mateus 3.13-15) - João estava relutante em batizar Jesus por reconhecer que ele não necessitava de arrependimento. Para que se cumprisse "Toda justiça", Jesus tinha de identificar-se com seu povo, como o que levava os seus pecados. (1 CO 5.21). 
Essencialmente, o batismo de João apontava para Jesus, porque só a morte de Jesus sobre a cruz - Jesus chamou de "Batismo" (Lc 12.50) - poderia tirar pecados. A identificação de Jesus  com seu povo incluía seu batismo e morte, sua unção com o Espírito e sua vitória sobre a tentação.

¹(Mateus 3.15) "Justiça" - O Reino de Deus (seu soberano governo na salvação e julgamento) é definido por sua justiça. Jesus ensina a perfeita justiça que Deus exige (Mt 5.20,48). Ele assegura também a justiça de Deus para os pecadores. Seu batismo aponta para a sua morte como um "resgate de muitos" (20.28) e mostra a perfeita obediência na qual ele cumpre toda a justiça (Jr 23.5-6). A remissão de pecados e o dom da justiça são recebidos através da fé em Jesus (8.10;23.23 cf. 21.32). Aqueles a quem falta a justiça de Deus, mas têm fome e sede dessa justiça, serão fartos (5.6;6.33). Jesus chama os sobrecarregados com o peso da justiça própria para que busquem nele seu descanso. (11.28-12.8)

 ²(Lucas 3.21) - Jesus identificou-se com os pecadores por submeter-se ao Batismo deles.

³(Marcos 1.9) - De acordo com João 2.20, um dos primeiro atos de Jesus, que se seguiu a seu batismo, teve lugar quando a reconstrução do templo estava no seu quadragésimo sexto ano. Posto que Herodes começou a reconstrução no ano 19 a.C., Jesus foi batizado por volta de 27 d.C.

³(Marcos 1.10) "Logo" - Esta importante palavra (às vezes traduzido "imediatamente") é característica de Marcos (doze vezes no restando do NT e quarenta e duas vezes em Marcos). A palavra sugere, talvez, não rapidez, mas a certeza e a inevitabilidade do soberano plano de Deus, recordando os caminhos direitos (a mesma raiz grega) divinamente preparados para vinda de Jesus e seu ministério.  

¹(Lucas 3.22) - Todos os quatro Evangelhos nos dizem que o ES desceu sobre Jesus nesta ocasião. Pombas eram importantes no sistema sacrificial do AT. Dentro da cultura judaica, os pombos eram considerados carinhosos e dóceis. Nas Escrituras, o pombo é usado frequentemente em figuras e comparações, nem sempre com o mesmo significado.


MAPA RETIRADO DA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA
O estudo termina aqui, continuaremos no próximo post. Não se esqueçam de ler as postagens anteriores do estudo. Fiquem com Deus :) 
∴ Designer/Web Designer LeehMisaki ∴