29/06/2016

ESTUDO BÍBLICO - A PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA




Olá pessoas,
depois do último estudo (NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA, iremos dar continuidade a trajetória de João Batista. Está parte do estudo irá mesclar nos Evangelhos (Mateus,Marcos,Lucas e João), será divido desde 'A pregação de João Batista' até 'A morte de João Batista'. 
Optei por dividi-los em vários posts, para o estudo ficar melhor de ser estudado!

Sumário

  • Lucas 3.1-14: A pregação de João Batista
  • Mateus 3.1-10: A pregação de João Batista
  • Marcos 1.1-6: João Batista


Introdução:

João Batista tem seu ministério destinado a preparar o caminho para Jesus Cristo. Batista foi escolhido por Deus desde o ventre para pregar e testemunhar sobre o Messias, João preparou o caminho pregando o arrependimento ao povo e mudanças em suas vidas.



Lucas 3.1-14: A pregação de João Batista

Lucas 3.1-6
No décimo quinto ano do reinado de Tibério César. [Lc 3.1-2]
Sendo,

  • Pôncio Pilatos: Governador da Judéia.
  • Herodes Antipas: Tetrarca da Galiléia.
  • Seu irmão, Felipe: Tetrarca da região da Ituréria e Traconites.
  • Lisânias: Tetrarca de  Abilene.
Tetrarca: Era um rei sem importância.

Sendo,
  • Sumo sacerdotes: Anás e Caifás.
Sacerdote: Os judeus só possuíam um sacerdote por vez. Anás foi deposto, e Caifás, seu genro, assumiu seu lugar. Os romanos cuidavam para que Caifás exercesse as funções oficiais, porém muitos judeus ainda consideravam Anás como sumo sacerdote.

Veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto, percorrendo a circunvizinhança  do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão dos pecados, porque está próximo o reino dos céus. [Mt 3.2]

"Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas." - Mateus 3:3 ; Lucas 3.4-6 [só Lucas acrescenta Is.40.4-5, os demais Evangelhos só acrescentam Is.40.3] ; Marcos 1.1-3 ; João 1.23;

Mateus 3.4-6 - Marcos 1.6

João usava vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro, sua alimentação era gafanhoto e mel silvestre. Então saiam a encontro de João, Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão e eram eles batizados por João e confessavam seus pecados.

Notas:
Mc 1.5 toda...todos - Isto é uma hipérbole, indicando que o povo da aliança foi a João numa grande multidão, sem dúvidas como famílias inteiras. - Nota bíblia de Estudo de Genebra

Mateus 3.7-8 - Lucas 3. 7-9

Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao Batismo disse-lhes:

"Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?"

Continuou, ele a dizer que produzissem frutos dignos de arrependimento e que não começassem a dizer entre eles mesmos, que tinha por pai a Abraão, pois João afirma que daquela pedra Deus pode, suscitar [Originar; Criar;] filhos a Abraão.  O fato de serem judeus não livraria ninguém do juízo vindouro.

E finaliza dizendo, que já está posto, o machado à raiz das árvores; Toda árvore, pois que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 

Lucas 3. 10-14

Então a multidão indagavam a ele, para oque haviam de fazer. Ele respondeu-lhes:
  • Quem tiver duas túnicas (objeto usado por debaixo das vestes comuns) reparta com quem não tem, quem tiver comida faça o mesmo. [vs.11]
Publicanos também foram batizados e perguntavam o que eles fariam. Disse-lhes João:
  • Não cobreis mais que o estipulado. [vs.13] - Muitos cobravam impostos além, para fazer lucro a mais.
E soldados também o perguntaram, o que fariam. Disse-lhes:
  • A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com vosso soldo. [vs.14] - João ordena honestidade aos soldados, que eram também tentados a ter privilégios por conta de suas posições.
                                                 By LetíciaLourenço
Continua...
Próximo estudo: João dá testemunho de Jesus.
∴ Designer/Web Designer LeehMisaki ∴