13/02/2016

ESTUDO BÍBLICO: O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. " Mateus 3:1


Olá,
hoje vamos iniciar o estudo sobre a trajetória de João Batista. Iremos migrar do Evangelho de Mateus ao de Lucas, para compreensão total. Bom Estudo! 
    [ As notas foram retiradas da Bíblia de estudo de Genebra]
Sumário
  • Lucas 1:5-7 - Zacarias e Isabel
  • Lucas 1:8-23 - Predições referentes a João batista
  • Lucas 1:24-25 - A felicidade de Isabel
  • Lucas 1:57-66 - O nascimento de João Batista
  • Lucas 1:67-80 - O cântico de Zacarias             

LUCAS 1.5-7 - ZACARIAS E ISABEL


Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era uma das filhas de Arão, se chamada Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, e irrepreensíveis nos preceitos e mandamentos. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril; sendo eles avançados em dias.

Notas:
1.5 Herodes: Herodes, o Grande, que reinou de 37 a 4 a.C.
Turno: Havia apenas um templo e sacerdotes o serviam em grupos rotativos. O turno de Abias era oitavo dos vinte e quatro turnos (1Cr 24.10); Cada um ministrava por uma semana, duas vezes por ano. 
1.6 irrepreensivelmente: A expressão não significa que eles nunca tivessem pecado, mas que eram pessoas piedosas e íntegras. Devia ser para eles uma séria decepção o não terem filhos, pois os eram considerados recompensa de Deus pelo serviço fiel. (Sl 127.3-5)
1.7 sendo eles avançados em dias: Os sacerdotes não tinham uma idade para se aposentar.

LUCAS 1:8-23 - PREDIÇÕES REFERENTES A JOÃO BATISTA

Indo ao templo, exercendo seu sacerdócio na ordem do seu turno, entrou para queimar incenso, segundo o costume sacerdotal, e fora do templo a multidão permanecia orando.
Eis que apareceu um anjo do Senhor, em pé a direita do altar do incenso, Zacarias turbou-se e encheu-se de temor.

Porém  o anjo lhe disse, para não temer, pois sua oração havia sido ouvida e sua mulher engravidaria de um filho, o qual dariam o nome de João.
O anjo expressou boas obras que Deus faria através de João:

"E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." Lucas 1:14-17
Zacarias questionou o anjo, de como ele saberia que isso aconteceria, duvidando do que o anjo lhe revelava. E o Anjo do Senhor, lhe respondeu: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas." vers.19

O anjo deixou Zacarias mudo e surdo ( a surdez é sugerida com base no vers.62) até que tudo se cumprisse, pois Zacarias duvidou do anjo.
Fora do templo, o povo aguardava admirados pela demora. Mas, ao sair, ele não os podia falar e logo entenderam que tivera uma visão. Expressando-se por acenos, permanecia mudo. Terminando os dias do seu ministério, voltou para casa.

Notas:
1.9: Um grande número de sacerdotes servindo no único tempo, significava que as oportunidades para o sacerdote tomar parte do ritual eram poucas. Ele não podia oferecer incenso mais do uma vez, em toda sua vida (pois alguns deles nunca tiveram este privilégio). Este foi o ponto alto da carreira de Zacarias. Ele devia entrar no Santo Lugar com outros sacerdotes, mas estes se retiraram, deixando-o só para fazer a oferta. 
1.13 tua oração: Esta pode ter sido uma oração pedindo um filho; porém, provavelmente, num momento tal como esse, pode ter sido uma oração em favor da redenção de Israel. De qualquer modo, a resposta à sua oração seria vista no nascimento de um filho. 
João: Que significa  "O SENHOR É GRACIOSO" 
1.15 vinho: O fato de ele não ingerir bebidas alcoólicas leva muitos a pensar que ele seria narizeu {ver definição abaixo}, porém, Lucas não diz isto e não há referência aos cabelos que não deveriam ser cortados. É mais provável que João tivesse uma posição única, não sendo sacerdote nem narizeu. Ele é a única pessoa, no Novo testamento, de quem se diz ter sido cheio do Espírito Santo, desde o nascimento.

Nazireu (do hebraico nazir נזיר da raiz nazar נזר "consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa que faz um voto de estar a serviço de Deus por um tempo determinado ou por toda a vida.

1.17 no espírito e poder de Elias. Ver Ml 3.1; 4.5
Para converter o coração dos pais aos filhos: Ele restaurará a unidade das famílias rompidas, e desagregadas pelo efeito do pecado. (Êx 34.7)
habilitar: O clímax é que João prepararia o caminho para o Senhor. Esta é a razão pela qual ele é especialmente lembrado.

LUCAS 1:24-25 - A FELICIDADE DE ISABEL

Passando dias Isabel concebeu, e ocultou-se por 5 meses, dizendo que o Senhor havia contemplado-a de seu castigo estéril. 

Notas:
1.24: Como o anjo tinha prometido, Isabel ficou grávida. A esterilidade era considerada uma punição divina, porém Isabel não mais sofreria desse vexame. (cf. Gm 30.23)


LUCAS 1:57-66 - O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

A Isabel cumpriu-se o tempo de dar a luz, e teve seu filho. Seus parentes e vizinhos ouviram que o Senhor usou de grande misericórdia a Isabel.
E no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai Zacarias, Isabel porém disse que o seu nome seria João. E indignados eles diziam que não havia ninguém com este nome na sua parentela. 

E perguntaram por acenos ao pai do menino qual nome ele queria, então pediu uma tabuinha e escreveu: "João é seu nome" e todos admiraram.

Imediatamente a boca se abriu e desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
Sucedeu que seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda região montanhosa da Judéia foram divulgadas estas coisas. 

"E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele." Lucas 1:66

Notas:
1.59 oitavo dia: A circuncisão judaica ocorrida no oitavo dia (Gn 17.12); porém esta e a primeira evidência do costume de dar nome à criança naquele dia.
Tabuinha: Era uma placa coberta com cera,  onde se podia escrever com um instrumento pontiagudo.
1.65 temor: A emoção de admiração e reverência apropriada à presença de Deus.



LUCAS 1:67-80 - O CÂNTICO DE ZACARIAS

"E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.
Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;
Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;
Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,
E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,
De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,
Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.
E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;
Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;
Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;
Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel." - Lucas 1:67-80

Notas:
1.68 Bendito: Um  modo comum de iniciar uma ação de graças (Sl 72.18;124.6)
redimiu: O povo de Deus não é resgatado sem custo.
1.69: Literalmente "chifre". Era um símbolo de força.
Davi, seu servo: Esta frase mostra que Zacarias está falando a respeito de Jesus, não de João Batista.
1.72 santa aliança: Há várias alianças no AT, ma a aliança com Abraão sempre foi vista como especialmente significativa (Gn 17)
1.76 Tu, menino: Zacarias volta sua atenção para João, e diz que ele será o precursor do Senhor.
1.78 sol nascente. Refere-se ao Messias (Ml 4.2). O grego significa simplesmente "levantar", e alguns pensam num rebento de Jessé (Is 11.1). Porém a palavra usada comumente para significar o "levantar do sol" e, assim, a referência à aurora é mais adequada. 
1.80 nos desertos: João cresceu no deserto e pode ter tido contato com comunidades religiosas ascéticas, como a de Qumran, por exemplo, cujos escritos - Os Manuscritos do Mar Morto - foram descobertos em 1946.


Continua...
PRÓXIMO ESTUDO: JOÃO BATISTA E SUA TRAJETÓRIA.
∴ Designer/Web Designer LeehMisaki ∴